Nós do 3ºb matutino nos comprometemos a fazer um relatório sobre a 2ª fase do modernismo no Brasil,conhecida também como a fase social ou a comunicação viável.
Sentimento do mundo(1940).
Na segunda fase do modernismo,a poesia também amadurece.Os poetas abandonaram o tom irreverente e polêmico dos primeiros tempos e, com a liberdade estética conquistada,desenvolvem plenamente suas proprias tendências, sem a preocupação de chocar os tradicionalistas.
O ENRIQUECIMENTO DA POESIA MODERNA
A segunda fase do modernismo conhace uma das mais fecundas gerações de poetas brasileiros: Cecília Meireles, Vinicios de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Augusto Frederico Schmidt, Henriqueta Lisboa, Murilo Mendes, Mario Quintana, entre outros. Além disso, alguns poetas da fase anterior, como Mario de Andrade e Manoel Bandeira, renovam-se e continuam a produzir.
A poesia moderna desemvouve várias temáticas- social, religiosa, espiritualista, amorosa__ e marca definitivamente sua presença. Para uma visão geral das diferenres tendências poéticas desse período. Carlos Drummond foi considerado o poeta mais importante dessa fase além de merecerem destaque Cecília Meireles e Vinicios de Moraes.
(...) Pois de tudo fica um pouco.
Fica um pouco de teu queixono queixo de tua filha.
De teu áspero silêncioum pouco ficou,
Um pouco nos muros zangados, nas folhas, mudas, que sobem
Ficou um pouco de tudo no pires de porcelana,Dragão partido, flor branca,ficou um pouco de ruga na vossa testa,retrato.
(...) E de tudo fica um pouco.Oh abre os vidros de loçãoe abafao insuportável mau cheiro da memória.
(Resíduo)
Carlos Drummomd de Andrade ( 1902-1987 ) consagrou- se como poeta, mas foi também cronista, contista e tradutor. Eis aqui alguns dos seus principais poemas: Alguma poesia, Brejo das almas, Sentimento do mundo, As impurezas do branco, Corpo, Amar se aprende amando, Poesia errante, Farewell.
A poesia de Drummond releva um lento processo de investigação da realidade humana, levando em pontos pricipais uma visão crítica da sociedade, frequentimente expressa por meio do humor e da irônia; Certo desenquanto em relação a vida, recusando- se a participação liríca ou sentimental e revelando um pessimismo em que o homem se encontra frente a frente com o vazio e o nada:
" ( ... )
É sempre nos meus pulos limite.
É sempre nos meus lábios a estampilha.
É sempre no meu não aquele trauma.
Sempre no meu amor a noite rompe.
Sempre dentro de mim meu inimigo.
Sempre no meu sempre a mesma ausência."
Os laços familiares do poeta, a força do passado, a sua participação social, enfim com esse estílo despojado, a sua visão crítica da realidade e a constante preocupação com a linguagem dão a Drummond um lugar de destaque na história da literatura brasileira.
"...Liberdade, essa palavraque o sonho humano alimenta que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda..."(Romanceiro da Inconfidência)"
Cecília Meireles ( 1901-1964 ) escreveu sobre literatura infantil, folclore e crítica na emprensa. A poesia manteve- se presa ao lirismo e das inivações na linguagem encontrada nos modernistas, transformando sua melancolia em belos poemas em sentimento de saudade e as angustias da vida, como uma das mais significativas expressadoras do lirismo moderno.
Dentre seus livros destacam- se: Viagem 1939, Vaga Música 1942, Mar Absoluto 1945, Doze Noturnos de Holanda & O Aeronauta 1952, Romanceiro da Inconfidência 1953, Canções 1956, Metal Rosicler 1960, Poemas Escritos na Índia 1961, Solombra 1963.
"São demais os perigos desta vida
Pra quem tem paixão principalmente
Quando uma lua chega de repente
E se deixa no céu, como esquecida
E se ao luar que atua desvairado
Vem se unir uma música qualquer
Aí então é preciso ter cuidado
Porque deve andar perto uma mulher..."
Marcos Vinicius de Melo Morais ( 1913-1980 ) apresentava uma tendência religiosa, com textos de acentos biblícos, mas essa característrica vai desaparecendo pouci a pouco, quando tem início uma poesia intimista voltada para o amor físico, com uma linguagem coloquial e lírica. Foi um dos poetas mais famosos do país principalmente pela projeção como compositor de MPB.Suas obras principais são: O Caminho para a Distância 1933, Forma e Exegese 1935, Ariana, a Mulher 1936, Cinco Elegias 1943, Poemas, Sonetos e Baladas 1946, Para uma Menina com uma Flor 1966.